Os 10 mandamentos do web design

  • 17 de abril de 2014
  • Dicas
No Comments

O universo do web design muitas vezes parece uma “terra sem lei”. Encontrar um bom profissional pode ser uma tarefa difícil, visto que muitos que se julgam designers mal sabem o que estão fazendo.

Se você busca constante melhorias profissionais, fique atento aos 10 mandamentos do web design:

1. Deverás ser claro e objetivo em vosso design.

O usuário deverá saber qual o tema do site logo no primeiro segundo de visualização. Nada pior que um site onde precisamos ler o conteúdo para só então saber do que se trata.

2. Combinarás o design com o tema do site.

Um site sobre Heavy Metal não deve ter um layout rosa, com fundo florido e imagens dos ursinhos carinhosos. As cores, fotos e texturas devem comunicar o tema do site para o visitante. Pode ser surpreendente, mas alguns detalhes como esquema de cores e tipos de fontes ajudam os visitantes a entender o objetivo e o tema de um site.

3. Não irritarás o usuário com excesso de imagens ou sons não solicitados.

Há poucas coisas mais irritantes do que visitar um site e se assustar com uma música ou um som que toca repentinamente (ainda mais quando você esquece a caixinha de som ligada no último volume). A regra é: se houver vídeos, sons ou músicas em um site, nunca deixe que iniciem sozinhos. Deixe que o visitante escolha ouvir ou assistir o conteúdo.

O mesmo vale para imagens. Se o usuário precisa passar obrigatoriamente por várias imagens antes de chegar ao conteúdo, o projeto é falho.

4. Não sobrecarregarás vosso site com anúncios.

Muitos sites ou blogs reservam área para anúncios, pois é preciso ganhar dinheiro! Até aí tudo bem.
Porém, um site que tem mais anúncios do que conteúdo é perturbador e faz as pessoas quererem sair.

Ninguém quer se sentir pressionado a ver anúncios ou forçados a comprar produtos, especialmente por anúncios pop-up que atrapalham a leitura. Credo.

5. Prezarás a navegabilidade.

Se um visitante não consegue chegar onde deseja, então o design do site é falho. Cada página deve ter um sistema de navegação claro que ajuda os visitantes a ver cada seção do site.

Por exemplo, um e-commerce deve ter ligações claras com a página inicial, com as categorias de itens e com o carrinho de compras em cada página do site. Um visitante deve sempre ser capaz de ver outras partes do site a partir de todas as outras páginas.



6. Não farás dano aos olhos dos usuários com cores berrantes.

Já visitou algum site que parece que foi desenhado por babuínos cegos? Muitas vezes a página tem tantas cores berrantes que é fisicamente doloroso olhar para ela.

O design do site deve ter cores e texturas que trabalhem bem juntas. A mesma coisa vale para a cor do fundo e a cor da fonte. Se você precisa se esforçar para ler a fonte por causa de sua cor ou pelo péssimo contraste com o fundo, então o projeto deve ser repensado.

7. Funcionarás em todos os navegadores.

No mundo online de hoje, os visitantes acessam o site de uma variedade de navegadores – incluindo o temido Internet Explorer. Para alcançar o maior público possível, o seu site deverá funcionar em todos os navegadores. (Tire da lista o batido IE 6, cujo suporte foi abandonado por praticamente todos os desenvolvedores. A obrigação de ter o navegador atualizado é do usuário).

8. Deverás ter equilíbrio.

Uma página de internet precisa de equilíbrio, harmonia e boa aparência. Colocar todo o conteúdo em somente um lado da página pode tornar o site assimétrico e dá uma aparência amadora ao site.

9. Não atrapalharás os usuários com navegação confusa.

Todos devem ser capazes de encontrar o que precisam da mesma maneira em cada página. Se o menu do site está à esquerda em uma página, então ele precisa permanecer na esquerda para todas as outras páginas do site.

10. Tornarás o layout contínuo em todas as páginas.

Seria estranho ter uma página decorada com um tema preto e vermelho e a página seguinte em um tema azul e amarelo. Atenha-se ao mesmo esquema de cores e layout em todas as páginas do site.

Se todos seguissem esses dez mandamentos, teríamos uma web mais harmoniosa e bonita, não acham? É claro que para toda regra existe uma exceção, mas de qualquer forma uma coisa precisa prevalecer: o bom-senso.

 

Fonte: Designerd

Deixe um comentário

Comentários

Veja outras máterias interessantes