Conheça alguns estilos de Fotos

  • 27 de março de 2015
  • Dicas
No Comments

 

É difícil escrever sobre fotografia… Além de ser algo um pouco pessoal, a fotografia pra mim é algo sensível. E só quem vive nesse meio sabe do que eu estou falando, ou querendo falar.
Mas o meu amigo Sergio Capuzzo me propôs fazer um post relacionado a fotografia aqui para o seu blog, e cá estou eu nessa!

Para quem não me conhece eu sou a Bruna Dias, trabalho com fotografia a cerca de 5 anos, e a cada dia que passa, me apaixono ainda por essa profissão. Hoje em dia eu faço um misto de imagens através das minhas câmeras profissionais, analógicas e câmera do celular. Sim, é possível fazer belos retratos através de dispositivos móveis, mas esse é um capítulo que conto mais pra frente…

1
Copyright © 2013 Bruna Dias

 

Se você está iniciando agora nesse mundo da fotografia, deve ter em mente alguns propósitos. O que você mais gosta de fotografar? O que deseja passar com as suas imagens? Aonde quer chegar?
Sim, não é apenas ter uma boa câmera que faz de você um excelente fotógrafo, a câmera muitas vezes ajuda, mas é necessário entender como tudo acontece, e você deve se auto conhecer, ou conhecer as suas próprias fotos. Já ouvi muitos fotógrafos dizendo que não é preciso existir uma resposta para uma imagem que foi criada, e realmente não é preciso, mas deve existir uma lógica um conceito, e isso só é adquirido através de um tempo. Por isso meu amigo(a), produza muitas fotos, crie, saia para fotografar, tire um tempo do seu dia para praticar. A sua melhor foto é aquela que você ainda não criou, observe mais, e juro, uma boa imagem pode estar em qualquer lugar. Até mesmo naquela rua onde você passa todos os dias…
Aprenda a sentir e tira boas imagens através disso.

2
Copyright © 2014 Bruna Dias

 

A primeira câmera profissional com a qual comecei foi a Canon T2i,
Imagens de ilustração

 

ela produz ótimas imagens e com excelentes resultados, além de ser indicada também para vídeos. O grande segredo são as lentes! Geralmente a lente que vem junto com o corpo da câmera é a 18-55mm, é uma lente que permite que você fotografe com um pouco mais de distância do objeto com a ajuda do zoom, caso queira se distanciar do foco principal. A abertura desta lente vai até f/5.6 que não permite grandes entradas de luz, caso você fotografe noturno, irá precisar do auxílio de um flash externo. Mas você também pode brincar com a velocidade da câmera, que ajuda bastante em entradas de luz, mas você com certeza vai precisar de um tripé.
Já durante o dia essa lente acaba ajudando bastante, já que não permite uma entrada forte de luz, você não precisará aumentar a quantidade de ISO da câmera, e isso faz com que a sua imagem não fique com aquele efeito “granulado”. Para iniciantes este é um ótimo começo, e no futuro, você poderá fazer trocar de lentes e melhorar muito mais as suas fotografias, pode confiar. 😉

3
Copyright © 2014 Bruna Dias

 

 

Agora vou falar um pouco sobre fotos através do celular!
No início de 2013 comecei a observar algumas pessoas da área da fotografia questionando sobre imagens através de dispositivos móveis com um certo preconceito, e muitos diziam “agora qualquer um quer ser fotógrafo”, “é decepcionante um profissional de fotografia fazer fotos com um celular”, e uma série de mimimis. Então resolvi trocar de celular e começar a registrar imagens cotidianas através dele.
Um pró: Eu não precisava mais sair na rua com câmeras profissionais para registrar imagens (quem vive em São Paulo sabe do que eu estou falando)
Um contra: A bateria do Iphone não dura tanto :/
Sim, é viciante!
Você acaba viciando em fazer fotos através do celular. Mas você precisa ter aquela noção do que se quer passar através daquelas imagens. Não é só sair por ai fazendo fotos como se não houvesse amanhã. Pare, observe e capture só aquilo que te interessa.
Existe uma série de programas de edição para fotos com o celular. Os que eu mais uso são: Afterlight, VscoCam, Matter, Union e HarrisShutter. Esses aplicativos ajudam a deixar a sua foto de um jeito incomum, e é disso que eu gosto.
Pesquise sobre eles e saia por ai para fotografar, é uma terapia.
E aquilo que ouvi sobre o preconceito de fotógrafos profissionais sobre fotos com dispositivos móveis morreu. Para ser um fotografo completo, você precisa conhecer TODOS os meios por onde a fotografia pode ser feita, ter a mente aberta para tudo é um ótimo começo, e sabe explorar todos eles é ainda melhor.

4
Copyright © 2014 Bruna Dias

5
Copyright © 2014 Bruna Dias

6
Copyright © 2014 Bruna Dias

7
Copyright © 2014 Bruna Dias

8
Copyright © 2015 Bruna Dias

 

Se você ficou interessado ou apenas curioso para saber um pouco mais sobre mim e minhas imagens, acho que irão conseguir entender qual é o meu verdadeiro estilo de fotografar o cotidiano, as pessoas, e aquilo que eu realmente sinto através das minhas páginas:

Flickr: https://www.flickr.com/photos/itsbruuubs/
Fan Page: https://www.facebook.com/brunadiasfotografia
Instagram: https://instagram.com/diasdbru
500px: https://500px.com/brunadias

Espero que tenha ajudado vocês e tirado algumas dúvidas… Ou então, ter criado mais dúvidas haha
Nos vemos em uma próxima 😉


Deixe um comentário

Comentários


Veja outras máterias interessantes