Como melhorar o posicionamento no Google

  • 8 de dezembro de 2014
  • Dicas
No Comments

Imagine como seria a internet sem o Google, Yahoo, Bing ou outros sites similares. Chamados de sites de busca, mecanismos de busca, sistemas de busca, motores de busca, buscadores ou mecanismos de pesquisa, auxiliam usuários a buscar informações na internet. Ao contrário de diretórios controlados por editores humanos, sendo o DMOZ o mais importante, os principais sites de busca utilizam-se de algoritmos próprios para indexar a informação e disponibilizá-la aos usuários. Quanto mais entendermos o funcionamento desses algoritmos e aplicarmos em nossos sites o que aprendemos sobre eles, maior será a probabilidade de melhorarmos nosso posicionamento nos resultados de busca.

A SEO Marketing desenvolveu e implementa em seus projetos de SEO uma metodologia de 6 etapas:

 

1ª etapa: Pesquisa de Palavras-chave

Não adianta muito aparecer em primeiro lugar para uma palavra-chave que ninguém procura, ou que não atingem o seu público-alvo. Ao otimizar seu site, pesquise a fundo quais as palavras-chave que de foto seus potenciais clientes digitariam para contratar os seus serviços ou comprar os seus produtos. Este artigo de nosso diretor Bernhard Schultze na revista PC Magazine fornece um bom exemplo do que estamos falando. Pesquise o que seus concorrentes estão fazendo, utilize ferramentas SEO de pesquisa de palavras-chave, verifique os logs de seu servidor atrás de palavras que já atraem pessoas ao seu site. São essas palavras que devem ser trabalhadas em seu site para o projeto de SEO. Com base nas palavras-chave, definimos a arquitetura do site.

 

2ª etapa: Defina qual a mensagem a ser exibida nos resultados do Google

O snippet é o texto exibido na tela de resultados de busca quando um site aparece nos resultados Google. Nos resultados normais de texto, é composto basicamente de um título, uma descrição e uma URL.

Snippet Google Chrome

Figura: Snippet da página do Google Chrome

Cada um desses 3 elementos pode geralmente ser controlado. Considere-os como um “link patrocinado gratuito”. Eis como alterá-los:

  • Título: Geralmente é exibido com base no <Title>. Veja mais detalhes na página do Tutorial sobre<Title> para SEO;
  • URL: É o caminho e nome dado ao arquivo. O Google pode exibir também a URL encurtada ou um caminho de navegação (Breadcrumbs). Procure colocar nomes intuitivos, compreensíveis, com a palavra-chave que você quer trabalhar em SEO. Um nome de arquivo bola-adidas-jabulani.asp é muito melhor para SEO do que algo como prod-12364.asp. Note também que as palavras na URL devem ser divididas com hifen;
  • Descrição: Geralmente o Google exibe o conteúdo da meta description. Veja mais detalhes no nosso tutorial sobre como escrever meta descriptions eficientes.

Veja como o Google redigiu o <Title> e Meta Description da página do Gogole Chrome, resultando no Snippet acima:

  • <title> Navegador Google Chrome </title>
  • <meta content= “O Google Chrome é um navegador que alia tecnologias sofisticadas a um design simples para tornar a Web mais rápida, mais segura e mais prática.” name=”description”>

 

3ª etapa: Cuidados com cada página – programação, conteúdo

Ao programar cada página de seu site, tome alguns cuidados, destacando-se:

  • Diminua ao máximo o tempo de carregamento da página. Procure, por exemplo, compactar as imagens;
  • Utilize corretamente os heading Tags – veja detalhes em nosso tutorial sobre H1, H2, H3…;
  • Repita algumas vezes a palavra-chave trabalhada no SEO da página, colocando-a em negrito ao menos uma vez;
  • Gere conteúdo exclusivo, evitando conteúdo duplicado;
  • Revise as meta tags da página;
  • Gere conteúdo relevante, que atraia a atenção de seu público-alvo
  • Crie links para sites relevantes
  • Confirme que o robots.txt não bloqueie páginas importantes de seu site;
  • Submeta um arquivo sitemap.xml ao Google contendo as URLs de seu site, imagens e vídeos.

 

4ª etapa: Links entre páginas

Finalizadas as páginas individuais, procure criar links com texto âncora (anchor text) relevante entre as páginas de seu site. Evite links apenas de menus. Procure no conteúdo de seu site textos que possam servir como um link para conteúdo relevente, como fizemos na 3ª etapa desta página, em praticamente todos os itens.



5ª etapa: Link Building

Todos os itens acima são relativamente fáceis de serem manipulados, pois são de controle da empresa, do webmaster ou de quem quer que administre um site. Como o Google determina, dentre 500 sites extremamente bem otimizados, o mais relevante a uma busca realizada? Um dos principais fatores é a quantidade e qualidade dos links de sites externos apontados para o seu site, assim como o PageRank e a relevância da página de origem do link com o tema da página de seu site que recebe o link. A posição do link na página, o texto ao redor, a quantidade de links saindo da página são também fatores importantes considerado pelo Google. Isto é Link Building!

 

6ª etapa: Sinais sociais e experiência no site

O Google procura oferecer a seus usuários uma experiência positiva, a cada busca realizada. Likes, Shares, Compartilhamentos, rederências em sites sociais ou mecanismos como o Google +1 são formas eficientes para interpretar a experiência de usuários, e o Google procura cada vez mais ler esses sinais para determinar a relevância de sua página. “Socialize” seu site e atente-se aos sinais emitidos por essa socialização, procurando sempre melhorar a experiência do usuário de seu site.

Deixe um comentário

Comentários

Veja outras máterias interessantes