As principais áreas do design

  • 6 de novembro de 2014
  • Dicas
No Comments

Design é uma área de trabalho ampla, com uma enorme variedade de disciplinas. Para quem está estudando ou começando a entrar no mercado, aqui está um guia para entender as principais áreas do Design.

AreasdoDesign-DesignGrafico

Design Gráfico

Design Gráfico muitas vezes é chamado apenas de “Design” por ser a área mais conhecida.
O Designer Gráfico trabalha diretamente com o visual dos produtos: sejam imagens para um site, material gráfico, fotografias ou embalagens.

Muitos profissionais de outras áreas (fotógrafos, arquitetos, ilustradores, designers industriais, estilistas, etc) também são designers gráficos e isso torna o Design Gráfico o segmento mais popular e genérico do design. Muitas vezes isso dificulta a valorização do trabalho, e por isso é sempre bom que o profissional se especialize em algum nicho ou ferramenta.

Ferramentas: Photoshop, Illustrator, fotografia.

Diferenciais: Saber desenhar bem, ter ótima percepção de cores, tipografia.

AreasdoDesign-DesignInterface

Design de Interface

Os computadores, a internet e mais recentemente os celulares e tablets criaram um segmento de mercado enorme para a criação de interfaces. Basicamente o Design de Interface envolve o estudo e a criação de telas, botões, transições e layouts.

O profissional deve pensar em como um usuário leigo vai utilizar o produto, sempre procurando facilitar o uso. O Design de Interface surgiu como uma divisão do Design Gráfico, e combina elementos de programação e estudo do comportamento.

Ferramentas: Illustrator, Photoshop, entre outros.

Diferenciais: Ter muito conhecimento de interação e comportamento, saber programar.

AreasdoDesign-WebDesign

Web Design

Este é um segmento que se mistura ao Design Gráfico e de Interface. O Web Designer é o profissional que desenvolve sites, blogs e lojas virtuais.

Antigamente fazer sites era um trabalho muito manual e focado no código. Quando era pequeno eu fazia sites inteiros no bloco de notas – era um processo lento e demorado. Hoje, o foco do Web Designer é a praticidade, a segurança, o visual e a navegação dos sites.

Infelizmente existem muitos designers entrando na área de Web Design sem conhecimento nenhum de programação. Não adianta fazer um site no Photoshop e copiar o código que outra pessoa criou. Nessa área, é muito importante saber programar para entender como um site funciona de verdade – mesmo se você trabalhar apenas com a parte visual e deixar a programação para outra pessoa.

Ferramentas: Aplicativos de programação Web e Design Gráfico.

Diferenciais: Saber programar e conhecer bem as tendências de desenvolvimento web.

AreasdoDesign-MotionGraphics

Motion Graphics

Motion Graphics é a criação de animações digitais com vídeo, efeitos e imagens. É um segmento forte do design porque possui aplicações no cinema, na música, na publicidade e em diversas outras áreas.

Trabalhar com Motion Graphics significa criar animações, efeitos especiais, gráficos e arte digital em vídeo.
O legal de trabalhar com vídeos é que o resultado é muito bacana e impactante. Mas apesar de ser um trabalho bem visual, o processo de criação é demorado e muito minucioso.

É interessante procurar alguma especialização em Motion Graphics, como animação de personagem, efeitos visuais ou 3D. Se conseguir mergulhar em um desses assuntos, com certeza terá mais base para suas criações.

Ferramentas: After Effects, Cinema 4D, Photoshop, Maya.

Diferenciais: Conhecimento de animação tradicional.

AreasdoDesign-GameDesign

Game Design

Enquanto nos anos 80 e 90 as pessoas curtiam os games sem nem imaginar que poderiam colaborar com suas idéias, hoje existem milhares de pessoas lançando jogos. Criar games deixou de ser algo exclusivo das grandes produtoras.
Trabalhar com design para games é uma mescla de Design Gráfico, animação, programação, modelagem 3D e Design de Interface.

O desenvolvimento de games é dividido em várias áreas e exige muito conhecimento técnico. É difícil um game ser desenvolvido por apenas uma pessoa (a não ser um jogo mais simples) e por isso é muito bom saber trabalhar em equipe e ter um conhecimento geral do processo.

Ferramentas: Varia bastante de acordo com a plataforma

Diferenciais: Ter muito conhecimento de games e bastante criatividade.

AreasdoDesign-Designinteriores

Design de Interiores

Design de Interiores é uma área bem ampla que envolve estudo, projeto e criação de ambientes levando todos os aspectos em conta: iluminação, conforto, temperatura, texturas e materiais. Cuidado para não confundir um Designer de Interiores com um Decorador.



O designer não vai simplesmente decorar o ambiente – ele vai combinar elementos com base em um projeto detalhado do espaço, materiais, temperatura e iluminação.

Ferramentas: AutoCAD, Sketchup, Revit, Photoshop.

Diferenciais: Ter ótima noção espacial e conhecimento de arquitetura, iluminação e materiais.

AreasdoDesign-Designproduto

Design de Produto

Esse é um segmento que voltou com força total depois da popularização das impressoras 3D. Design de Produto envolve todas as etapas de criação de um produto, passando pelo rascunho, protótipos e produto final.

Atualmente é fácil modelar em 3D e criar produtos básicos sem muito conhecimento técnico. Mas quem quer se especializar como um Designer de Produto deve estudar bastante e conhecer a fundos os programas de modelagem.

Ferramentas: Alias Design, Solidworks.

Diferenciais: Ótima visão espacial, conhecimentos de geometria e de materiais.

AreasdoDesign-DesignModa

Design de Moda

Design de Moda é a aplicação do design na criação de roupas e acessórios. É uma área que mistura elementos gráficos com o aspecto técnico da construção de roupas.

Trabalhar com moda exige conhecimento histórico e o acompanhamento incessante de tendências.
E não adianta fazer apenas ilustrações bonitas. Mesmo quem trabalha apenas fazendo estampas de camiseta precisa ter o conhecimento técnico de como as roupas são feitas, estampadas e finalizadas.

Ferramentas: Programas de Design Gráfico e ferramentas manuais.

Diferenciais: Conhecimento técnico e muitas referências.

 

Fonte: Designerd

Deixe um comentário

Comentários

Veja outras máterias interessantes