9 truques faceis para deixar o teu Android mais rápido (100 % Garantido!)

  • 23 de fevereiro de 2016
  • Dicas
No Comments

À medida que os anos passam, os smartphones Android tem tendência a ficar mais lentos. O mesmo se passa para as tablets. Com estas 9 dicas que temos para ti, vais ficar a saber como deixar o teu Android mais rápido. As dicas são muito simples, e qualquer pessoas as pode aplicar no smartphone, ou, tablet.

Já aconteceu com todos, mesmo com quem comprou um topo de gama no passado, o Android à medida que vai envelhecendo, vai-se tornando mais lento. Por vezes, desejamos que os dias e semanas após a compra do nosso smartphone regressassem novamente. Normalmente nessas alturas formatamos o dispositivo. Após formatar, o Android fica mais rápido durante alguns dias, mas depois fica novamente lento.

O problema é que na tecnologia, quem é o melhor hoje, amanha pode já não ser. Todos os smartphones vão avançando, e os programadores de aplicações e acessórios vão tentando acompanhar os tempos.

1GB de memória RAM à 3 anos atrás era um valor muito bom para o Android. As aplicações mais pesadas da PlayStore não faziam uso de tanta memória. Tal como 32GB de espaço era mais do que suficiente para um smartphone de topo, pois as aplicações eram mais simples, mais básicas e por isso, ocupavam menos espaço. Os smartphones também não faziam tanto como fazem hoje, o que ainda agrava mais este problema.

O que vemos hoje é que 1GB de memória RAM é insuficiente, e que 32GB de espaço já é o valor mínimo de espaço interno para muitos smartphones de topo.

Que culpa tens tu? Nenhuma, o Android evolui a cada dia que passa, com novas aplicações e funcionalidades a aparecer na PlayStore, mas o teu smartphone, ou, tablet Android continua igual. O que tens de fazer é adaptar o teu smartphone Android para ficar mais rápido.

Dica 1. Aumentar o espaço disponível no Android

Não estou a falar de cartões microSD, mas se o teu Android suportar cartões externos, utiliza-o para armazenar fotos, imagens, vídeos e outros ficheiros, bem como algumas aplicações maiores. Pois o Android necessita de espaço para “respirar”. Como já dissemos, as aplicações vão evoluindo a cada dia que passa, e é normal receberem actualizações frequentemente. Se não possuíres espaço, o Android via colocar a actualização na lista de espera, estando constantemente à espreita da oportunidade de começar a actualização, assim que haja espaço suficiente.

Android rápido

LIBERTAR ESPAÇO NO ANDROID É FUNDAMENTAL PARA UM BOM DESEMPENHO DO SISTEMA

Esta vigia constante vai ocupar recursos do teu Android, tornando-o lento. Por isso, contar sempre com 300 a 500MB de espaço livres é bastante positivo. Este espaço também faz com que a memória funcione melhor

Dica 2. Desactivar animações do Android

Isto soa bem, vamos lá desactivar a utilização de recursos visuais. O teu smartphone vai parecer menos elegante, mas vai ter menos uma tarefa para executar quando entrares e saíres de aplicações. Cada vez que entre numa a aplicação, o teu smartphone além de te colocar o conteúdo da app pronto, tem a função de escalar de forma animada a aplicação.

Se olhares com atenção para a abertura de uma aplicação no teu smartphone, vais notar que o Android apresenta-te a pagina da aplicação a partir do ícone da mesma, aumentando de tamanho até ocupar o ecrã todo. Quando saíres da aplicação, clicando no botão “Home”, acontece a mesma animação, mas no sentido inverso.

Android rápido

DESACTIVE AS ANIMAÇÕES NAS 3 ESCALAS.

Este pequeno pormenor consome recursos. Sempre que entras e sais de aplicações. Existe em todos os Androids uma forma de fazer com que o Android não use esta animação, e simplesmente saia e entre nas aplicações, poupando assim recursos.

Como desligar animações:

  1. Vai às definições;
  2. Sobre o telefone/Acerca o smartphone;
  3. Carrega várias vezes na opção “Numero de compilação/ Numero de instalação”, até aparecer a mensagem pequena de “Agora é um programador”;
  4. Recua para as definições
  5. Entre em Opções de programador;
  6. Encontra o separador “Desenho”
  7. Nesse separador tens 3 opções que deves desligar:
    • Escala de animação de janela;
    • Escala de animação de transição;
    • Escala de duração da animação;

Dica 3. Remove widgets, atalhes e ambientes extras

Sempre que carregas um ambiente de entrada o teu smartphone tem de carregar a imagem de fundo, os ícones das aplicações, as informações dos widgets e respectivo design com imagens e cores desse mesmo widget. Normalmente esse informação é alocada na cache, mas no caso dos widgets, a informação dinâmica é actualizada de x em x tempo, normalmente de 15 em 15 minutos para noticias, ou de 1 em 1 hora no caso de informação meteorológica.

Android rápido

DEFINIÇÕES DO ANDROID, OPÇÕES DE PROGRAMADOR.

Toda essa informação ocupa recursos do teu Android, tornando-o lento. Para deixar o Android rápido podes remover os widgets que possuis no teu ambiente, pelo menos alguns deles, caso utilizes muitos. Podes também diminuir a informação guardada sobre as aplicações e ambientes que possuis, diminuindo os ambientes para 2, ou, 3, com um número reduzido de atalhos para aplicações.

Dica 4. Wallpaper animado? Android lento …

Se o teu Android é mais limitado ao nível de recursos, um wallpaper animado pode ser mais complicado para ele “segurar”. E mais pesado e mais exigente do que um simples Wallpaper estático. Alguns dessas imagens animadas até reagem com o toque, ou, com o acelerómetro, por isso estão sempre a consumir recursos do teu Android que podem ser uteis para outras aplicações.

Para colocar o teu Android mais rápido, aconselhamos a que escolhas um wallpaper mais simples.

Dica 5. Desliga o smartphone

Acho que esta é a dica que todos já experimentamos. Seja no smartphone, ou, no computador. Quando alguma coisa está muito lenta, mas mesmo muito lenta, já todos tivemos aquela ideia de desligar o smartphone. E realmente funciona. Se és do que raramente desligas o smartphone, e possuis o Android lento, quando desligares o teu smartphone e o voltares a ligar, vais notar que a velocidade melhorou ligeiramente.

Android rápido

MULTI-TAREFA DO ANDROID

Isto acontece porque à medida que usamos o Android, muitas aplicações vão deixando o seu rasto com processos secundários em segundo plano. Esses processos podem ser úteis se usares a aplicação com frequência, mas em alguns casos, não são. Ocupando assim recursos desnecessários.

Para que esta diferença se note, mas que também não atrapalhe o restante desempenho, aconcelhamos que desligue o teu Android lento 1 vez por semana, de forma a que ele fique um Android rápido com maior facilidade.

Dica 6. Instala um bom Launcher, APUS!

Interfaces pesadas são na maioria dos casos os culpados pelo Android lento. Muitos fabricantes desenham as interfaces para os modelos topo de gama e depois aplicam-las em todos os smartphones. No caso dos mais básicos e dos de entrada de gama, essa interface pesada pode ser um problema.

Android rápido

OPÇÕES DO LANÇADOR APUS

A solução para isso pode ser um Launcher novo. Existem vários gratuitos na PlayStore do Android. O que recomendamos para quem procura um launcher leve e rápido, é o APUS. Se desligares os extras que este APUS possui, o teu Android fica bastante rápido.

No vídeo em cima, quando falamos do Launcher Apus mostramos as nossas configurações para este lançador.

A nossa configuração do APUS para deixar o Android rápido:

  • Free Swipe – Desligado;
  • Barra de ferramentas de notificação – Desligado;
  • Manchetes – Desligado;
  • AutoAceleração – Desligado
  • Em outras definições:
    • Descoberta APUS – Desligado;
    • Mostrar a função “mais apps” – Desligado;
    • Espanta Espíritos – Desligado;
    • Resumos de Noticias de manhã – Desligado;
    • Sintonize para “O melhor desempenho”;
  • Configurações de pesquisa: Google;

Dica 7. Escolhe melhor as aplicações

Algumas aplicação são mais pesadas do que outras. Se és um jogador já sabes isso certamente, mas nas outras aplicações também acontece o mesmo. O melhor exemplo é a aplicação do Facebook, existindo a versão Facebook Lite, concebida para quem quer um Android rápido, possuindo um modelo menos capaz ao nível do desempenho.

Estas versões Lite, não se estendem a todas as aplicações, mas por exemplo o teu leitor de emails. Se possuis vários estás a cometer um erro. Quer o Gmail, quer o Outlook da Microsoft suportam vários tipos de contas, desde de emails pessoais, do Hotmail, do Gmail e de muitos outros. Usa os teus emails todos numa conta, evitando assim que duas aplicações disputem por uma conexão à internet de 15 em 15 minutos para sincronizar a tua lista de emails.

Nos nossos testes, o Outlook mostrou-se mais leve que o Gmail da Google.

Dica 8. Não removas o cache das aplicações

Quando o teu Android possui pouco espaço é recorrente os utilizadores removerem o cache das aplicações. É um erro, pois o cache foi criado para as aplicações abrirem mais rápido. A cache guarda informações estáticas, como estilos, imagens, cores, e algumas informações sobre noticias e preferências da tua conta.

Android rápido

MULTI-TAREFA NO ANDROID LOLLIPOP PRESENTE NO BQ AQUARIS A4.5

Quando apagas o cache, ou quando uma aplicação que supostamente quer colocar o teu Android mais rápido, ou, libertar espaço o apaga, quando fores iniciar novamente a aplicação vais ter de carregar tudo de novo. Ficando assim com o Android lento.

Dica 9. Não encerres as aplicações que mais utilizas

Este é um mito que trouxemos do PC. Encerrar as aplicações no gestor de tarefas dá a ideia de que o Android fica mais rápido. Na verdade, e na maioria das vezes, não fica. Mesmo com as aplicações encerradas, as mesmas continuam a possuir processos secundários abertos. A consumir recursos. Por exemplo, mesmo que encerres o Facebook, se receberes uma mensagem nova, o Facebok vai-te alertar, ou seja, continua a funcionar.

Encerrar a aplicação só faz com que da próxima vez a tenhas de iniciar. E isso demora mais alguns segundos no caso dos smartphones Andorid lentos.

Se possuis duvidas:

  1. Escolhe a tua aplicação favorita, por exemplo, o Youtube.
  2. Inicia a aplicação no teu smartphone, navega um pouco, e agora regressa ao ambiente principal, carregando no botão “Home”.
  3. Volta a iniciar a aplicação através do ícone.
  4. Voltaste ao ponto onde deixaste a aplicação, e foi rápido, não houve loading da aplicação.
  5. Agora encerra o youtube através da multi-tarefa.
  6. Inicia novamente o Youtube.
  7. Reparaste que tiveste de ver normalmente o logo do Youtube no centro, enquanto a aplicação iniciava, e demorou mais tempo.

Encerrar aplicações apenas faz sentido se não usares a aplicação muitas vezes, mas o efeito será ainda assim reduzido no desempenho do Android.

Dica Bonus! A sincronização de contas (Muito importante)

Esta é provavelmente a dica mais importante deste artigo. Esta sim terá um impacto importante na velocidade do Android, tornando o seu Android lento, num Android rápido, se for um utilizador com várias contas sociais e de email.

Nas definições do seu smartphone encontra a opção Contas. Nesse menu encontra todos as contas que estão ligadas e a sincronizar com o seu Android. Todos os Androis possuem uma conta Gmail para sincronizar informações e para aceder à PlayStore. Se possuir mais do que um email, vai possuir várias opções de sincronização em cada um deles, mas será que utiliza todos?

Por exemplo, o Gmail sincroniza:

  • Calendário;
  • Chrome;
  • Contactos (Se os teus contactos estiverem aqui, não desactives);
  • Cópia de segurança do Google Fotos;
  • O Google Fotos;
  • Dados das aplicações (Convém manter);
  • Dados do Google Fit;
  • Dados de pessoas;
  • Drive (Armazenamento na cloud);
  • Gmail;
  • Google Kepp;
  • Google Play Filmes;
  • Google Play Livros;
  • Google Play Musica;
  • Google Play Quiosque;
  • Google +;
  • Noticias e tempo;

Por exemplo, eu não utilizo a maioria dos serviços que aqui estão, tais como Calendário, Google Fotos, Google Fit, Gmail, todos os Google Play e o Google +. Ou seja, o Android está lento e está a sincronizar estas informações a cada minuto que passa, mesmo que não as utilize. No caso do Google Calendário, não vai remover a aplicação, apenas não vai sincronizar com a conta do Gmail, o mesmo se passa para as outras aplicações aqui referidas.

Esta configuração pode ter um impacto grande no desempenho do seu Android, tornando-o mais rápido.

Agora é contigo, aplica estas dicas para colocares o teu Android rápida, funcionam em qualquer versão, mas vão ter maior proveito nas versões Android 4.1, ou, mais recentes.

Qualquer duvida não hesites e pergunta. Espero que estas dicas para deixar o Android rápido te sejam úteis e sobretudo, que funcionem na perfeição no teu smartphone. Certamente que vão!


Deixe um comentário

Comentários


Veja outras máterias interessantes