6 Tendências de Web Design para 2015

  • 22 de janeiro de 2015
  • Dicas
No Comments
Tendências: O que levamos de 2014, e o que inovamos para 2015? Você precisa saber…!

Olhando para trás, de 2014, podemos ver algumas tendências espetaculares emergente no cenário web design: plataformas de web design sem necessidade de conhecimento em códigos, sites de uma única página, web flat design, e muito mais.

Enquanto muitas tendências de design são temporárias, algumas são evoluções naturais da indústria. Como a gama de dispositivos no qual vemos sites que continuam a crescer, os designers devem se adaptar constantemente ao fluxo de trabalho para atender às mudanças dinâmicas que estão ocorrendo no web design.

Para descobrir quais as tendências que vão florescer durante o próximo ano, o Sergio Capuzzo Web Designer compartilhou suas tendências de web design para 2015.

Vamos lá!

01.   Tipografia Será Flexível

A realidade é que a tipografia na web é muito diferente da tipografia de impressão. Isso não é novidade, como o conceito vem sendo discutido desde 2006, mas o design em geral tem sido lento para se adaptar. É difícil deixar de lado os princípios que guiaram o design por muitos anos.

Existem três principais aspectos que afetam a legibilidade do tipo na web:

1) Tamanho do tipo
2) Largura da coluna
3) Altura da linha

Pesquisas têm demonstrado repetidamente que os tamanhos de texto maiores são propícios para facilitar a leitura na web. Designers já começaram a implementar a tipografia responsiva, ao lado de imagens responsivas, e estruturas em seus projetos. É crucial para o texto sempre representar o seu melhor, independentemente da plataforma.

02.   A Evolução do Design Responsivo

Apenas alguns anos atrás, fazer um site “responsivo” era meramente necessário trabalhar em desktops, tablets e smartphones. Com relógios inteligentes, TVs e eletrodomésticos crescendo, a definição de design responsivo está se expandindo rapidamente.

Enquanto cada plataforma tem seus desafios únicos, tablets e smartphones têm sistemas de interação muito familiar e, o principal problema tem sido garantir que o conteúdo seja de tamanho adequado e fácil de navegar.

Mas em um relógio inteligente, por exemplo, até mesmo o sistema de navegação tem de ser completamente repensado para acomodar como usamos o dispositivo. Relógios não vão ser capazes de usar modelos de sites de smartphones, e um site otimizado para desktops não vai necessariamente funcionar quando vistos em uma TV inteligente.

As soluções para estes novos problemas vai demorar algum tempo a surgir, mas, até o final de 2015, a grande amplitude do mercado de dispositivo inteligente forçará web designers a adaptar suas técnicas.

Saiba um pouco mais com esse artigo – Qual o melhor formato para o seu site mobile?

04.   Flat Design irá Conquistar Cada Pixel

Depois de sair em partes separadas da indústria — em linguagem UI da Microsoft, no novo guidelines do Google, e nova estética usada pela Apple — a tendência do flat design está apenas começando.

Enquanto alguns têm argumentado que há problemas com flat design no reino de interfaces com o usuário, o consenso geral é que é uma técnica favorável para o web design.

Isso tem tudo a ver com a nossa forma de consumir o conteúdo na web, bem como a tecnologia por trás servindo as páginas da web. Flat design vem com princípios minimalistas, que por sua vez resulta em sites que são flat e descomplicado, rápido e com conteúdo focado.

Este não é apenas um atrativo estético, é também muito prático, permitindo que os visitantes se envolvam facilmente com o conteúdo e também gostem de apreciar, sem distrações.

05.   Quanto Maior Melhor

Não é só o texto que é ficará maior na web: imagens também!

Costumava haver limitações importantes em mente no tamanho das imagens por causa da largura de banda limitada, mas isso é cada vez menos um problema nos dias de hoje. Como resultado, as imagens grandes tomaram conta da web.

Em 2015, as imagens vão se tornar o centro da atenção de maneiras novas e interessantes. Técnicas fascinantes surgirão para redimensionamento responsivo, extraindo cores dominantes para os fundos, e otimizando imagens cada vez mais.

Além disso, uma grande tendência em 2015 será a utilização de imagens como pano de fundo. Blur e filtros de sobreposições de cores vai permitir que o texto “flutue em cima”, sem comprometer a usabilidade.

06.   Efeitos em Scrolling e Parallax

Talvez a tendência mais impressionante seja a animação em scrolling e o efeito Parallax. Nós podemos encontrar em todos os lugares, até mesmo em grandes sites como algumas das páginas de produtos da Apple e Google.

Usando rolagem em vez de clicar como uma técnica de navegação bem sucedida. Primeiramente, requer menos tempo de carregamento da página, e o mais importante é  o fato de tornar mais fácil para criar transições suaves de um ponto a outro sem atualizações dissonantes. As informações estão sempre fluindo.
Veja os 30 exemplos fantásticos de Websites Parallax
07.   Já Ouviu Falar em Webgráficos?

Nós somos muito visuais, temos a tendência de absorver melhor as informações quando as vemos apresentadas de forma gráfica, o que resultou na popularidade dos infográficos. Criamos o infográfico como uma maneira fácil de transportar grandes quantidades de informação com um elevado grau de retenção.

Uma nova tendência surgiu. Webgráficos! Muito parecido com infográficos, os webgráficos transmitem grandes quantidades de informação, mas envolvem elementos que permitem ao usuário interagir com a informação. Eles são visualmente mais atraente do que infográficos e aumentam significativamente a atenção com o usuário.

Em 2015, os designers vão descobrir que mais clientes vão exigir webgráficos interativos como parte de um projeto personalizado. Você pode esperar para ver isso crescer em popularidade e estabelecer-se como um dos principais componentes da moderna web design.

Deixe um comentário

Comentários

Veja outras máterias interessantes